Responsabilidade Socio Ambiental

Sustentabilidade é atualmente a palavra de ordem no mundo.  Algumas atividades como a industrial e a construção civil foram as grandes responsáveis pela as agressões causadas ao meio-ambiente neste século.
Atualmente a  Construção Civil é responsável por :

-15,5% do PIB e emprega no Brasil 15 milhões de pessoas;

– As edificações consomem 70% da eletricidade; produzem 40% dos gases estufa;  50% a 70% dos resíduos e consomem 12% da água doce;

– Apenas no Brasil são consumidos 220t / ano de agregados naturais na produção de concretos e argamassas.

Esta postura tem cedido lugar à preocupação com a proteção ambiental,  principalmente no que diz respeito à conservação dos recursos naturais.

Com este pensamento a  Marko Sistemas Metálicos  está honrando seu compromisso com o meio-ambiente, incorporando estes princípios ao propósito da empresa, da concepção à utilização de seus produtos, do processo fabril as práticas diárias do cotidiano de seus funcionários.

GBC

marko-responsabilidade-ambiental

Menbro do GBC – Green Building Council – desde 2009, a Marko esta alinhada as políticas de conservação e preservação do meio-ambiente e participa efetivamente destas questões unindo esforços na busca por melhores práticas para implementação do desenvolvimento sustentável no Brasil.

A Marko participa da Campanha “One Degree Less” incentivada pela entidade, que estimula a população a pintar as coberturas com tintas claras reflexivas. Para a fabricação de suas coberturas utiliza matéria-prima galvanizada, pré-pintada, fornecida direto da usina. Segundo pesquisas, a utilização deste artifício proporciona uma redução de até 20% no gasto com ar-condicionado, além da redução da emissão de CO2, responsável pelo aquecimento global.

Instalações Sustentáveis

A preocupação da empresa com a sustentabilidade pode ser percebida também em suas instalações. Na nova fábrica em Itaguaí, 70% dos 40 mil metros quadrados serão destinados à plantação de árvores e jardins. Toda a irrigação da área verde e o saneamento serão feitos a partir do aproveitamento de águas pluviais captadas através do Sistema de Cobertura Metálica Roll-on. O produto permite o escoamento da água da chuva para a extremidade do prédio, facilitando a sua captação e eliminando assim a necessidade de redes de drenagem no interior da edificação.

Com a utilização da Iluminação Zenital e Ventilação na cobertura, a fábrica utiliza 80% do tempo apenas a luz natural, garantindo economia de energia. Além disso, todo projeto prioriza o conforto aliado à otimização do uso de iluminação e de água das torneiras. Um timer desliga, a partir de um horário pré-programado, tudo que não precisa ficar em funcionamento contínuo, sendo acionados novamente pela manhã. As torneiras também são automáticas, permitindo um uso socialmente responsável.

Processo Fabril

Em todas as operações realizadas em nossas indústrias, existe um baixíssimo volume de rejeitos. Os óleos industriais utilizados em nossas máquinas são separados e coletados por empresas autorizadas semanalmente, e o que sobra de sucata, proveniente do processo industrial é destinado à reciclagem ou aproveitado em embalagens das peças produzidas.

Nossos produtos são desenvolvidos de forma a utilizar de forma otimizada, a matéria prima fornecida pela usina, ou seja, nossos blanks possuem dimensão compatível com o padrão do material fornecido, assim como a utilização de menores taxas de aço por m².

Todos os operadores de linha possuem a qualificação exigida pela norma e são constantemente treinados. O uso de EPIs é obrigatório de acordo com cada função.

marko-responsabilidade-ambiental-01

Logística inteligente

A forma condensada de armazenagem e transporte (Bobinas e Honey Comb) possibilitam caminhões e carretas sempre com carga plena, permitindo a redução do volume de viagens, custos com frete, consumo de combustível, respeitando sempre os limites das rodovias e a durabilidade do asfalto.

marko-responsabilidade-ambiental-02

Produtos Verdes

Por suas propriedades,  os produtos fabricados pela Marko são considerados 100% Green, desde a sua concepção, fabricação, transporte, montagem, pós-obra e usabilidade.

Os produtos atendem as exigências de desempenho ambiental antes, durante e depois da construção, assim como as requisições de conforto e saúde dos usuários do empreendimento, otimizando os projetos para aquisição de selo LEED e AQUA.

O aço é uma matéria-pima 100% reciclável. reduzindo consideravelmente o índice de resíduos nas construções.  Os produtos da Marko são totalmente galvanizados oferecendo ainda, maior proteção contra as agressividades ambientais, permitindo maior ciclo de vida ao produto.

Completamente aparafusados, eliminam soldas, garantindo uma construção limpa.

Os produtos admitem ventilação, iluminação natural e sistemas de isolamento termo-acústico, evitando as ilhas de calor e reverberação de som (comprovados em testes da UNESP e IPI), proporcionando economia de energia com iluminação e refrigeração.

As exclusivas bobinas contínuas do Roll-on conduzem as águas para a extremidade do prédio, facilitando projetos com previsão de captação para reuso.

marko-responsabilidade-ambiental-03

Construção Limpa e Segura

A Marko entende que a qualificação da mão de obra é item primordial para um canteiro de obras limpo e seguro. Por isso investe em programas de treinamento que abordam a correta conduta em relação à montagem e temas como saúde e segurança do trabalho.

marko-responsabilidade-ambiental-04

O departamento de P&D mantém esforços no desenvolvimento de equipamentos de segurança próprios que funcionam como itens adicionais de proteção aos EPi´s convencionais exigidos pela norma.

marko-responsabilidade-ambiental-06

Os produtos são totalmente aparafusados, podendo ser montados no solo e elevados já prontos, eliminando o trabalho no plano da cobertura, reduzindo consideravelmente a possibilidade de acidentes de trabalho e aumentando o índice de produtividade no canteiro de obras.

Da mesma forma, permite uma manutenção simples, já que os componentes podem ser trocados isoladamente, sem grandes custos ou esforços de engenharia.

Por serem sistemas pré-engenhados e compostos por peças padronizadas, o descarte é mínimo. Na obra só existe a atividade de montagem, que por ser ágil e limpa, permite a rápida desmobilização do canteiro e o breve início da atividade fim.