Conteúdo Técnico

O Joist in Time é composto pelo conjunto de duas treliças metálicas (joists), afastadas de 2,0 m e ligadas entre si, formando um elemento estável e autoportante, denominado Twin.

marko-joist-in-time-conteudo-tecnico

São treliças de banzos paralelos, analisadas como vigas simplesmente apoiadas, que suportam basicamente cargas uniformemente distribuídas. Normalmente, são usados em coberturas com caimento menor do que 10%.

marko-joist-in-time-pecas

Confira abaixo as principais peças que compõe o Joist in Time.

Sentido de Utilização

As vigas do Joist in Time podem ter dois sentidos de utilização:

1. No sentido do caimento: as vigas Joist in Time ficam alinhadas com as telhas, exercendo a função de Tesoura, sendo necessário o uso de terças (no sentido transversal) espaçadas de acordo com a resistência da telha escolhida.

marko-joist-in-time-sentido-caimento

2. No sentido transversal ao caimento : as vigas Joist in Time exercem a função das terças, espaçadas de acordo com a resistência da telha escolhida. Neste caso é obrigatória a utilização de travamento horizontal nos banzos superiores.

marko-joist-in-time-sentido-transversal-caimento

Versatilidade

As vigas Twin podem distanciar-se por diferentes espaçamentos, já que não necessitam nenhuma peça de ligação entre elas.

As vigas Twin foram projetadas para vencer grandes vãos livres bi apoiados ou contínuos e são compatíveis com qualquer tipo de telha metálica.

marko-joist-in-time-flexibilidade-conteudo-tecnico

Modelos

Os modelos das vigas Twin são padronizados e próprios para vencer um vão livre específico, considerando uma carga. Caso a carga para um determinado vão seja maior ou menor que prevista, deve-se variar o distanciamento entre as vigas Twin, compatibilizando sua capacidade com a demanda requerida. Desta forma, com o mesmo modelo é possível atender diferentes vãos e cobrecargas.

marko-joist-in-time-modelos-01

marko-joist-in-time-modelos-02 marko-joist-in-time-modelos-03

clique aqui para ampliar +