Conteúdo Técnico

Peças

O design da  Viga Universal compreende peças padronizadas e intercambiáveis, que se conectam perfeitamente, fáceis de transportar e estocar, fabricadas com todas as furações necessárias para a sua montagem.

marko-viga-universal-pecas

Reforços estruturais

O sistema permite a utilização de peças complementares,  que ampliam a capacidade pontual da viga, na medida em que reforçam determinadas áreas para suportar cargas maiores, ou seja, otimizando o uso do aço, reduzindo o custo e contemplando todas as necessidades específicas do projeto.

marko-viga-universal-reforcos-estruturais

Modelos

Na Viga Universal, com a variação de apenas uma peça, obtemos diferentes alturas, capazes de atender a diferentes vãos e sobrecargas, de acordo com as necessidades do projeto.

Abaixo apresentamos os diferentes modelos, separados por VU Simples ou VU HD, com ou sem reforços.

marko-viga-universal-modelos

 

clique aqui para ampliar +

Especificações

Os componentes da Viga Universal são fornecidos em aço galvanizado BZ 2,70mm, ZAR 345, Z275 g/m², com tratamento químico e sem oleado (NBR 7008 – ZC).

Para a ligação entre as peças, utilizam-se parafusos e porcas galvanizadas (NBR 10476 – Cs1).

marko-viga-universal-especificacoes

Limites de carga (exemplo)

Para o dimensionamento da Viga Universal foi utilizado o método dos estados limites, seguindo os procedimentos e conceitos recomendados pelas normas  NBR 14762/2010 (Norma Brasileira – Dimensionamento de Estruturas de Aço Constituídas por Perfis Formados a Frio – Procedimento) e AISI- LRFD/1996 (American Iron and Steel Institute – Load and Resistance Factor Design Cold-Formed Steel Structural Members – Manual 2001).

marko-viga-universal-limite-carga

O desempenho da Viga Universal foi analisado e testado pela COPPE UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). A partir deste estudo foi elaborado um gráfico para cada modelo de viga, onde se indicam as cargas máximas por vão, suportadas pela viga em duas condições.

  •    – sem utilização de reforço
  •    – com todos os reforços efetivos (ver ´´Reforço Estrutural“ apresentado na pág. 5 deste manual)

Os gráficos produzidos pela COPPE estão apresentados a seguir.

marko-viga-universal-graficos

 

clique aqui para ampliar +

 

marko-viga-universal-exemplo-reforco