News

Notícias Clipping Destaque Vagas e Oportunidades Vídeos
junho 2020
D S T Q Q S S
« dez    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Sistema integrado de cobertura metálica Roll-on

Publicado: 26 de janeiro de 2013 em Notícias

Patenteado em 17 países produto favorece a agilidade da obra e a implementação dos complementos

Criado e desenvolvido pela Marko Sistemas Metálicos, o Sistema de Cobertura Metálica Roll-on se destaca pela agilidade que propicia à obra. Com características exclusivas na concepção de coberturas metálicas, o sistema integra estrutura e telhado no mesmo produto, tratando a cobertura como um conjunto e não como partes distintas.

Sobre a cobertura são desenroladas exclusivas bobinas, formando canais contínuos de condução da água sempre para a periferia do prédio, eliminando toda a rede de drenagem interna e otimizando projetos com previsão de armazenagem de água para reuso. Através deste conceito único e inovador, o Roll-on elimina totalmente emendas, sobreposições e furos, garantindo assim a vedação das águas pluviais, mesmo que haja a complicada combinação de chuva e vento forte.

Patenteado em diversos países, como Japão, EUA e Alemanha, o sistema é produzido em escala industrial, garantindo a pronta entrega de um material que além de padronizado, reduz os custos com transporte e instalação. Segundo a Gerente de Comunicação da empresa, Fernanda Borges, o produto é de fácil montagem, possibilitando a execução de até 3 mil m² quadrados de área coberta por dia, oferecendo à construção civil a possibilidade de eliminar um de seus problemas crônicos, que é a manutenção dos cronogramas.

A montagem do sistema é 100% aparafusada, garantindo um alto índice de produtividade no canteiro de obras, um serviço simples e limpo, sem soldas e sem improvisações. São mais de 15 milhões de m² do Roll-on instalados em coberturas de grandes obras, como o Centro de Distribuição do Magazine Luiza, em Jundiaí, e o primeiro shopping do Acre, o Via Verde, dentre outros empreendimentos em todo o país. “Por ser fabricado em série e possuir o conceito de peças intercambiáveis, o produto permite ainda a aplicação de outros complementos, como iluminação zenital, isolamento termo-acústico, ventiladores industriais, passagem de dutos pela cobertura, entre outros”, explica Fernanda.

O Roll-on é indicado para os mais diversos segmentos, tais como centros de distribuição, shopping centers, indústrias, hipermercados, estabelecimentos comerciais de todos os tipos, depósitos, terminais rodoviários e ferroviários, garagens, ginásios poliesportivos e outros empreendimentos no Brasil e no exterior.

Apostando na sustentabilidade

Em tempos de conscientização socioambiental, o setor da construção civil também se preocupa cada vez mais com o tema. Neste contexto, o Sistema Roll-on apresenta- se como uma alternativa eficaz para quem busca uma solução que possibilite a sustentabilidade nos seus mais diversos níveis.

Membro do GBC – Green Building Council – desde 2009, a Marko está alinhada com as políticas de conservação e preservação do meio-ambiente. A empresa participa ainda da Campanha “One Degree Less” incentivada pela entidade, que estimula o uso de tintas claras reflexivas em lajes e telhados. Para a fabricação de suas coberturas utiliza matéria-prima galvanizada, pré-pintada, fornecida direto da usina, o que promete uma redução de até 20% no gasto com ar-condicionado, além da redução da emissão de CO2, responsável pelo aquecimento global.

Na nova fábrica em Itaguaí, no Rio de Janeiro, 70% dos 40 mil m² serão destinados à plantação de árvores e jardins. Toda a irrigação da área verde e o saneamento serão feitos a partir do aproveitamento de águas pluviais captadas através do Sistema de Cobertura Metálica Roll-on.

Segundo a gerente, com a utilização da Iluminação zenital e ventilação na cobertura, a fábrica utiliza 80% do tempo apenas a luz natural, garantindo economia de energia. Além disso, todo projeto prioriza o conforto aliado à otimização do uso de iluminação e de água das torneiras. Um timer desliga, a partir de um horário pré-programado, tudo que não precisa ficar em funcionamento contínuo, sendo acionados novamente pela manhã. As torneiras também são automáticas, permitindo um uso socialmente responsável.

Já em todas as operações realizadas na indústria, existe um baixíssimo volume de rejeitos. “Os óleos industriais utilizados nos equipamentos são solúveis em água e reutilizados até seu esgotamento. Isso minimiza atritos, promove o resfriamento das peças e aumenta o ciclo de vida dos equipamentos. Além disso, o que sobra de sucata, proveniente do processo industrial é destinado à reciclagem ou aproveitado em embalagens das peças produzidas”, diz Fernanda.

Devido suas características, os produtos da Marko são considerados 100% Green, desde a sua concepção, fabricação, transporte, montagem, pós-obra e usabilidade. Os produtos atendem as exigências de desempenho ambiental antes, durante e depois da construção, assim como as requisições de conforto e saúde dos usuários do empreendimento, otimizando os projetos para aquisição de selo LEED e AQUA.

Os produtos admitem ventilação, iluminação natural e sistemas de isolamento termo- acústico, evitando as ilhas de calor e reverberação de som (comprovados em testes da UNESP e IPI), proporcionando economia de energia com iluminação e refrigeração. De acordo com Fernanda, por serem sistemas pré-engenhados e compostos por peças padronizadas, o descarte é mínimo. Na obra só existe a atividade de montagem, que por ser ágil e limpa, permite a rápida desmobilização do canteiro e o breve início da atividade fim.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *